
Open Porciúncula – Copa Rio de Parapente 2025
Acontece entre os dias 18 a 21 de Setembro em Porciúncula-RJ, a Terceira etapa e Super Final da Copa Rio de Parapente 2025. Em caso de adiamento, será realizado na data: 09 a 12 de Outubro. Teremos 3 dias de Provas Race to Goal valendo para a Etapa e tambem para o Ranking 2025. Não perca a etapa que Finaliza a Copa Rio de Parapente 2025.
É obrigatório estar em dia com seu clube, federação, confederação e certificado da Anac.
– Resgate nos dias de prova.
– Será disponibilizados rastreadores Flymaster
– Evento é FAI Cat 2 (pontuação no WPRS para todos os participantes).
– Teremos camisetas e lanche fornecidos a todos os pilotos inscritos.
Informamos que o carregamento dos waypoints e o espaço aéreo nos instrumentos de voos dos competidores é responsabilidade dos pilotos, haveré um auxílio para esse upload SOMENTE durante o credenciamento.
O piloto que não comparecer no credenciamento deve fazer o carregamento por conta própria, uma vez que o apurador não fará esse trabalho na rampa.
Haverá inscrição para pilotos biruta (pre-flyers), falar diretamente com o Juiz Geral
QG do evento
Bar Concunhados – Praça Antônio Amado, 112 – Centro, Porciúncula – RJ, 28390-000 – https://maps.app.goo.gl/kdPUqQvkqbucLM7y8
Sitio de voo
Conhecida como paraíso do voo livre, Porciúncula possui uma estrutura com três rampas e visão privilegiada dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Premiação:
O valor da premiação da etapa será estipulado pela organização do evento e não será cumulativo. Em caso do piloto se enquadrar em mais de uma premiação em dinheiro, terá direito apenas a maior, ficando a menor para os cofres da FVLERJ.
A premiação de cada etapa será composta de:
•Prêmio em dinheiro e troféus para os 3 (três) primeiros colocados da categoria Open;
•Prêmio em dinheiro e troféus para os 3 (três) primeiros colocados da categoria Serial;
•Prêmio em dinheiro e troféus para os 3 (três) primeiros colocados da categoria Sport;
Categorias:
A Copa Rio de Parapente 2025 terá 3 (três) categorias distintas: Open, Serial e Sport.
Os pilotos deverão, obrigatoriamente, obedecer às seguintes normas:
• OPEN: Será formada por todos os pilotos inscritos na competição que possuam habilitação
Nível III em diante;
OBS: Todas as velas que foram adaptadas pelas fábricas para atenderem as normas da categoria “CCC”, devem obrigatoriamente ser atualizadas para competir, sob pena de desclassificação, conforme discriminadas no site da FAI (http://www.fai.org/civl-our sport/competition-class-paragliders);
• SERIAL: Será formada por pilotos inscritos na competição que possuam habilitação Nível III em diante e que competem com parapentes homologados LTF – DHV 2-3 ou inferior, Performance ou inferior, EN D ou inferior.
• SPORT: Será formada por pilotos inscritos na competição que possuam habilitação Nível II em diante e que competem com parapentes homologados LTF – DHV 2 ou inferior, Performance ou inferior, EN C ou inferior.
